Caminho de Santiago - 2010 - Jacobeu 2010
O "Caminho de Santiago" normalmente é identificado como uma viagem de peregrinação e de encontro... um caminho de tradição cristã. Mas existem,muitos tipos de fazer esta viagem.
A viagem cultural, um percurso arquitectónico e impregnado de história, o desportivo percorre-se de bicicleta e a cavalo, a pé, o caminho da união com a natureza, da paz e da liberdade. Um caminho espiritual onde se faz uma chamada ao interior da pessoa, ao seu coração, para mudar de vida e criar uma “pessoa nova”.
As orígens dos caminos foram criados por peregrinos que procediam de toda a Europa para visitar as reliquias del apóstolo Santiago e assim ganhar o jubileo.
Quando a festa do padroeiro, 25 de julho, coincide ao domingo, esse ano é Ano Santo ou Ano de Jacobeu, Xacobeo em galego.
Cada século tem 14 anos jubileos e ao existir os anos biseistos automáticamente se altera a cadeia de anos e é cada 6-5-6-11 dos anos.
Santiago de Compostela
È uma cidade histórica, mas dinámica e jovem ao mesmo tempo, está influenciada pela vida universitária e oferece ao visitante numerosas actividades, galerías de arte, concertos, ciclos de cinema e sobretudo a tranquilidade das suas ruas medievais, que contrasta com a animada vida cultural e de lazer da cidade.
Para além disso é a capital galega mundialmente conhecida, a desde a Edade Media, por ser um dos centros espirituais e de peregrinação mais relevantes da cristandade. Em 1985 a UNESCO declarou-a Patriónio da Humanidade, pela sua grande riqueza cultural e arquitectónica tendo já recebido o título honorífico da “Calle mayor”.
Las rutas
As suas origens são religiosas, debido aos seus elementos culturais e paisagísticos. É também uma rota de arte espiritualidade, na que se pode escolher diferentes rotas:
• Caminho Francés, a rota mais frecuentada hojee m dia. Entra na Península Ibérica por Roncesvalles e em Galiza por O Cebreiro.
• Caminho do Norte, o que circunda a costa cantábrica, entra em Galiza por Ribadeo.
• Caminho Primitivo, que parte de Oviedo e conduz o peregrino até Santiago.
• Caminho Inglés, assim conhecido pela influencia dos peregrinos das ilhas británicas, que viajavam por mar, desembarcavam na Coruña ou Ferrol, y se deslocavam daí a pé.
• Camino Portugués, que vai de Portugal até entrar em Galiza por Tui.
• Camino del Sudeste – Vía da Prata, que começa em Sevilla, Mérida, Zamora e entra em Galiza pela a província de Orense.
Finisterre
Tradicionalmente, os peregrinos que haviam percorrido o caminho, seguíam uns kilómetros mais para o oeste para alcançar o fim do mundo o Finisterre.
Na actualidade, considera-se Finisterre o fim do caminho e antes de empreender o caminho de regresso a casa, o peregrino realiza três actos ou "rituais de purificação":
1. Banhar-se na praia da Langosteira, na Costa da morte. Simbolizava a purificação do corpo. O peregrino tirava o pó de todo o caminho, limpio começava a su nova vida redimida de pecado.
2. Queimar as roupas: o peregrino desfazia-se de todo o material e com o fogo, tenta queimar tudo aquilo de que se queria desfazer e que não lhe beneficiava para começar uma nova vida. Deixa para tras as cargas da vida passada.
3. Ver la puesta de Sol: simbolizava a Muerte e Resurrecção, a morte do sol no mar e a resurreição ao outro día, representando assim a resurrecção da alma do peregrino.
Sem comentários:
Enviar um comentário